• Notícias
  • Portaria 262/2023 SEFAZ MT: Confira o que muda para o Comércio de Mato Grosso em relação a Cartão de Crédito, Débito e Pix

Portaria 262/2023 SEFAZ MT: Confira o que muda para o Comércio de Mato Grosso em relação a Cartão de Crédito, Débito e Pix

Portaria 262/2023 SEFAZ MT: Confira o que muda para o Comércio de Mato Grosso em relação a Cartão de Crédito, Débito e Pix

Com a introdução da Portaria 262/2023 da SEFAZ MT, comerciantes de Mato Grosso enfrentam mudanças importantes nos procedimentos de registro de pagamentos por cartões de crédito, débito e PIX em documentos fiscais eletrônicos. Essas alterações, projetadas para aumentar a transparência e a eficiência na gestão fiscal, requerem atenção especial dos comerciantes, especialmente aqueles que podem não ter um amplo conhecimento técnico sobre essas questões. Este guia busca esclarecer as principais mudanças e os prazos de implementação de maneira simples e direta.


Entendendo a Portaria 262/2023

A portaria traz uma série de novidades no que diz respeito à forma como as informações de pagamento são registradas na Nota Fiscal Eletrônica (NF-e). Com foco especial nos pagamentos realizados por cartões de crédito, débito e PIX, a legislação visa proporcionar maior clareza sobre as transações financeiras, facilitando a vida tanto dos comerciantes quanto dos consumidores.


Mudanças para Cartões de Crédito e Débito

Os comerciantes precisam estar cientes de que, com a nova portaria, é necessário incluir detalhes específicos sobre pagamentos feitos por cartões de crédito e débito nas NF-es. Isso inclui o CNPJ da operadora do cartão, o número de autorização da transação e até mesmo o CNPJ do estabelecimento onde o pagamento foi processado, caso seja diferente do local de emissão da nota.


Prazos de Implementação para Cartões de Crédito e Débito

As mudanças relativas aos cartões de crédito e débito devem ser implementadas e estar em pleno funcionamento até o dia 1º de julho de 2024. Este prazo permite que os comerciantes façam as adaptações necessárias em seus sistemas de gestão fiscal e se familiarizem com as novas exigências.


Mudanças para PIX

O PIX, sendo uma forma de pagamento eletrônico cada vez mais popular no Brasil, também recebe atenção especial na portaria. As empresas agora precisam registrar informações detalhadas sobre transações PIX nas NF-es, incluindo dados que permitam vincular cada pagamento ao documento fiscal correspondente.


Prazos de Implementação para PIX

Diferentemente das mudanças para cartões de crédito e débito, as informações específicas sobre os prazos de implementação para o PIX seguem o mesmo cronograma, com a necessidade de implementação até 1º de julho de 2024. Isso proporciona um período de transição uniforme para todas as formas de pagamento eletrônico mencionadas na portaria.


Recomendações aos Comerciantes

Atualize Seu Sistema: Verifique se o seu sistema de emissão de NF-e está atualizado e pronto para atender às novas exigências da portaria.


Treinamento de Equipe: Assegure-se de que sua equipe esteja informada e treinada sobre as novas regras de registro de pagamentos.


Consultoria Especializada: Não hesite em buscar o apoio de profissionais de contabilidade ou consultoria tributária para garantir uma transição suave e eficiente para as novas regras.


A Portaria 262/2023 representa um avanço importante para o sistema tributário de Mato Grosso, trazendo mais clareza e segurança para as transações comerciais. Com a devida preparação e atenção aos prazos estipulados, os comerciantes podem se adaptar com sucesso a essas mudanças, beneficiando-se de um sistema de gestão fiscal mais transparente e eficaz.


ASSINE NOSSA NEWSLETTER

Toda semana uma News com oportunidades de trabalho, conteúdos selecionados, eventos importantes e novidades sobre o Mundo da Tecnologia.